Benefícios na Produção da Própria Energia a Partir de Fontes Renováveis
- Piva Advogados

- 17 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Entenda como funciona o sistema de compensação de energia elétrica e veja os benefícios de participar com a sua produção solar.
O sistema de compensação de energia elétrica é uma maneira legal e inteligente de utilizar a energia solar. Basicamente, se você produz mais energia do que consome com seus painéis solares, o excedente é enviado para a rede elétrica. Em troca, você recebe créditos que podem ser usados quando precisar de energia extra.
Essa prática é regulamentada pela lei 14.300/2022, que estabelece as regras para a geração distribuída. Ela visa incentivar o uso de energia renovável e reduzir a dependência de fontes não renováveis.
A micro e a minigeração têm muitos méritos, e por isso vêm sendo estimuladas em todo o mundo. O Brasil não é exceção. A geração de energia elétrica perto do consumo reduz o uso das redes de transmissão e distribuição. Isso significa diminuição da sobrecarga no sistema elétrico, do investimento nessas redes e das perdas técnicas.
Os benefícios desse sistema são diversos. Primeiro, você economiza na conta de luz, podendo reduzir em até 95% os gastos mensais. Além disso, evita surpresas desagradáveis com as bandeiras tarifárias, que indicam variações no preço da energia.
Outro ponto positivo é que, em alguns estados, você pode obter abatimento no imposto de renda ao instalar sistemas de energia renovável, como os painéis solares.
Para aderir ao sistema, é importante entrar em contato com sua distribuidora local e apresentar um projeto. Escolha uma empresa confiável para instalar seu sistema de energia solar e verifique como funcionará a compensação de créditos.
Com essa iniciativa, você não só economiza dinheiro, mas também contribui para o meio ambiente, usando uma energia limpa e sustentável, tudo dentro das normas legais estabelecidas.
Fique atento aos nossos posts para mais dicas sobre como promover a sustentabilidade e aumentar seus rendimentos.





Comentários