Calendário Eleitoral - Setembro de 2024
- Piva Advogados

- 2 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Setembro chegou, trazendo um calendário intenso e decisivo para o cenário eleitoral.
Com as eleições de 2024 se aproximando, os próximos dias serão importantes tanto para candidatos quanto para eleitores. Candidatos devem se atentar à entrega parcial da prestação de contas, enquanto eleitores precisam ficar atentos à sua participação e aos prazos importantes, como o registro de pesquisas de opinião pública.
Neste cenário de decisões e movimentações estratégicas, cada data e cada detalhe podem fazer a diferença. Acompanhe a seguir um panorama completo dos eventos e prazos que merecem atenção especial neste mês e esteja preparado para o que vem por aí!
1 de Setembro (Domingo)
Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas: Último dia para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) homologar os programas de verificação dos sistemas eleitorais para auditoria.
Requisição de Notas Fiscais e Identificação de Permissionários de Serviços Públicos: Último dia para os tribunais eleitorais requisitarem arquivos eletrônicos sobre notas fiscais eletrônicas e identificação de permissionários de serviços públicos, importantes para a fiscalização das campanhas.
6 de Setembro (Sexta-feira) - 30 dias antes do 1º turno
Preenchimento das Vagas Remanescentes: Último dia para que os partidos e federações preencham as vagas remanescentes para o cargo de vereador, respeitando os percentuais mínimo e máximo para candidaturas de cada gênero.
Comunicação dos Escrutinadores: Último dia para que os nomes dos escrutinadores e auxiliares sejam comunicados ao Tribunal Regional Eleitoral e publicado o edital com prazo para impugnações.
9 a 13 de Setembro
Prestação Parcial de Contas: Período para que partidos políticos, candidatos e candidatas enviem à Justiça Eleitoral a prestação parcial de contas com a movimentação financeira e/ou estimável em dinheiro desde o início da campanha.
14 de Setembro (Sábado)
Anulações de Deliberações de Convenções Partidárias: Último dia para que partidos, federações e coligações comuniquem anulações de deliberações de atos de convenção partidária, necessário para ajustar candidaturas de vereadores conforme mudanças internas.
15 de Setembro (Domingo)
Divulgação da Prestação Parcial de Contas: Data em que será divulgada, na internet, a prestação parcial de contas da campanha, incluindo nomes, CPF/CNPJ dos doadores e valores doados, importante para a transparência da campanha dos candidatos a vereadores.
16 de Setembro (Segunda-feira) - 20 dias antes do 1º turno
Julgamento de Registros de Candidaturas: Último dia para que todos os pedidos de registro de candidaturas a vereador sejam julgados e as decisões publicadas pelas instâncias ordinárias.
Pedido de Substituição de Candidatos: Último dia para substituição de candidatas ou candidatos, exceto em casos de falecimento, importante para partidos que precisam ajustar suas listas.
21 de Setembro (Sábado) - 15 dias antes do 1º turno
Imunidade à Prisão: Início do período em que candidatos não podem ser presos, salvo em flagrante delito, assegurando a continuidade de suas campanhas.
26 de Setembro (Quinta-feira) - 10 dias antes do 1º turno
Esclarecimento ao Eleitorado: Data a partir da qual os tribunais regionais eleitorais promoverão ações para esclarecer a população sobre o que é necessário para votar.
30 de Setembro (Segunda-feira)
Registro de Pesquisas Eleitorais: Último dia para registrar pesquisas de opinião pública realizadas antes das eleições, relevantes para os candidatos e partidos avaliarem suas estratégias de campanha.
Saiba mais acompanhando nosso Instagram @pivadvogados





Comentários