top of page

Terras Raras: a Escassez e a Oportunidade

Atualizado: 1 de set.

O Brasil carrega um dos maiores potenciais do mundo. O desafio está em transformar essa riqueza, com responsabilidade e segurança, em oportunidade para o futuro.
O Brasil carrega um dos maiores potenciais do mundo. O desafio está em transformar essa riqueza, com responsabilidade e segurança, em oportunidade para o futuro.

Terras raras, compostas por 17 minerais essenciais para turbinas eólicas, carros elétricos, semicondutores, equipamentos médicos e diversas tecnologias de ponta, seguem sendo de grande atenção dos mercados globais e como base de pesquisa da ciência e da inovação.


O Brasil conta com aproximadamente 21 milhões de toneladas em reservas, mas carece de infraestrutura industrial e tecnológica para transformar esse potencial em valor econômico. Assim, seguimos dependentes da China, que domina a extração e o processamento mundial.


Apesar do potencial, existem desafios:

  • Licenciamento ambiental

  • Custos elevados de tecnologia para extração e separação

  • E um Longo prazo de maturação: até 16 anos para um projeto entrar em operação


Hoje, o Brasil conta com 30 projetos em andamento, mas apenas um em operação comercial efetiva: a Mina Serra Verde, em Goiás, inaugurada em 2024, após 14 anos de preparação e US$ 150 milhões de investimento estrangeiro.


Em números, a demanda global por minerais críticos deve atingir cerca de US$ 1,2 trilhão até 2030, consolidando as terras raras como ativo estratégico para energia limpa, mobilidade e tecnologia para o futuro.


A demanda internacional, somada ao fato de que esses minerais são a matéria-prima base de muitos produtos e serviços das empresas mais valiosas do mundo, evidencia a relevância do setor e projeta uma perspectiva positiva de longo prazo.


Os investimentos não se restringem à forma direta, e podem ocorrer via empresas estrangeiras listadas em bolsa (Austrália, Canadá, EUA); por meio de Fundos e ETFs especializados em minerais críticos; ou em parcerias em projetos nacionais, que ainda dependem fortemente de capital externo.


Nossa visão é de que as terras raras e demais minerais representam não apenas um recurso natural de alto valor, mas também uma oportunidade estratégica para o Brasil no campo da sustentabilidade e da inovação. Essa vocação, contudo, exige cautela e ainda depende de investimentos consistentes em tecnologia e pesquisa para que o País se torne uma verdadeira referência internacional. A demanda global é crescente, já que esses minerais são a matéria-prima essencial de setores estratégicos, mas sua exploração está condicionada a fatores regulatórios, ambientais e de mercado que precisam ser cuidadosamente considerados.




Comentários


Logo PIVA Advogados Associados
  • alt.text.label.Instagram
  • LinkedIn
  • Youtube
  • Whatsapp

©2024 por Piva Advogados. 

bottom of page